CONTINGENCIAMENTO E DESVIO DE FINALIDADE DO FUNDO PENITENCIÁRIO NACIONAL: O CONTROLE JUDICIAL DO ORÇAMENTO NA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Nº 347
Palavras-chave:
Fundo Penitenciário Nacional. FUNPEN. Orçamento. Estado de Coisas Inconstitucional.Resumo
O presente artigo visa analisar a discussão voltada ao Fundo Penitenciário Nacional na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n.º 347/DF, que postula a superação do Estado de Coisas Inconstitucional do sistema prisional brasileiro. Tratar-se-á do posicionamento do Supremo Tribunal Federal a partir da imposição de medidas cautelares, como a proibição de novos contingenciamentos orçamentários do FUNPEN, bem como dos efeitos da Medida Provisória n.º 781/2017 em detrimento da determinação judicial. Logo, a partir de uma análise qualitativa e dedutiva do precedente, este trabalho buscará abordar a problemática do FUNPEN à luz do controle de constitucionalidade e do Direito Financeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.