INTIMIDADE LÍQUIDA: A DIFICULDADE DA TUTELA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE NA ERA DAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Marcelo Herval Macêdo Ribeiro Centro Universitário Tiradentes
  • Laura Beatriz de Oliveira Wanderley Nepomuceno

Palavras-chave:

Direito Civil. Dignidade humana. Violação. Comunicação. Redes Sociais. Pornografia de Vingança. Cyberbullying. Marco Civil da Internet. Lei Carolina Dieckmann.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar a problemática concernente à violação dos direitos da personalidade no contexto de informatização da sociedade. Pretende-se demonstrar que os atuais meios de comunicação de massa – mais nomeadamente a Internet – constituem-se como veículos propícios à violação dos direitos da personalidade – como a imagem, a honra e a intimidade –, na medida em que se relativizam as barreiras temporais e espaciais impostas aos indivíduos; ademais, pretende-se investigar se o ordenamento jurídico brasileiro possui instrumentos eficazes aptos a impedir a violação desses direitos na hodierna conjuntura cibernética.

Biografia do Autor

Marcelo Herval Macêdo Ribeiro, Centro Universitário Tiradentes

Estudante de Direito do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL. Estagiário na Defensoria Pública do Estado de Alagoas - DPE/AL, com atuação no núcleo de família e sucessões. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Biopolítica e Processo Penal, orientado pelo professor Dr. André Rocha Sampaio - UNIT/AL.

Downloads

Publicado

2017-10-06

Edição

Seção

Grupo III- Direito Civil, Empesarial e Direito Processual Civil