FEMINICÍDIO E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: ENTRE A TUTELA DE BENS JURÍDICOS FUNDAMENTAIS E O SIMBOLISMO PENAL
Palavras-chave:
Direito Penal Simbólico. Violência contra mulher. Política Criminal.Resumo
O trabalho analisa, através dos aspectos dogmáticos, criminológicos e políticos criminais, se a Lei 13.104/15, configura mais uma manifestação do Simbolismo Penal. Para tanto, os espectros de investigação metodológica foram as discussões doutrinárias acerca da dicotomia entre as funções manifestas e as latentes do Direito Penal, sobretudo no que diz respeito à eficácia da prevenção geral e o seu enfrentamento da violência de gênero, em atendimento aos preceitos internacionais de proteção dos direitos humanos das mulheres, para se concluir pela ineficiência do modelo de política criminal eficientista que tem sido construído ao longo dos anos no cenário punitivo brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.