TAXA DE FISCALIZAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA: É VÁLIDA SUA COBRANÇA ANTE A AUSÊNCIA DO EFETIVO EXERCÍCIO FISCALIZATÓRIO ESTATAL?
Keywords:
Taxas. Agência Reguladora. Poder de polícia. Vigilância sanitária.Abstract
Esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre os posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais no tocante à controvérsia da natureza jurídica das Taxas de Fiscalização de Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, distinguindo suas hipóteses de incidência, quais sejam: o poder polícia, potencialmente colocado à disposição do contribuinte, autoriza a cobrança de taxa ou a plena e efetiva utilização do serviço público específico e divisível? A jurisprudência e a doutrina oscilam entre a exigência do exercício efetivo da fiscalização e o simples fato de ter um órgão estruturado e em funcionamento para que seja válida a cobrança desse tributo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.