MEDIAÇÃO E DIREITO DE FAMÍLIA: A AUTOCOMPOSIÇÃO NO CONTEXTO DA GUARDA COMPARTILHADA

Authors

Keywords:

Mediação. Conflitos familiares. Guarda compartilhada.

Abstract

 O presente artigo busca explanar sobre a eficácia da mediação nos conflitos familiares, especialmente no que diz respeito à guarda compartilhada. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica e, a fim de observar a execução dos meios alternativos de solução de conflitos no contexto da cidade de Maceió-AL, realizou-se pesquisa de campo com uma mãe-guardiã e uma mediadora que atua no TJ-AL e em um Núcleo de Prática Jurídica universitário. Uma vez que a mediação familiar não apenas preocupa-se quanto à resolução da lide processual, mas também da sociológica, concluiu-se que este método contribui para solucionar tais questões mais satisfatoriamente.

 

Author Biographies

Camilla Cavalcante de Menezes Amorim Melo, Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE

 

Graduanda em Direito pela Faculdade SEUNE. Estagiária contratada da 24ª Vara Cível da Capital/Família. Duas vezes pesquisadora e bolsista de iniciação científica do programa PIBIC-CNPq (2015-2016/2016-2017). Monitora da disciplina Introdução ao Estudo do Direito I (2016). Monitora da disciplina Direito Constitucional II (2017).


Ítalo Felipe Bernardo de Oliveira, Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE

 

Graduando em Direito pela Faculdade SEUNE. Estagiário contratado da Procuradoria da União em Alagoas. Pesquisador e bolsista de iniciação científica do programa PIBIC-CNPq (2016-2017).

Published

2017-10-06

Issue

Section

Grupo III- Direito Civil, Empesarial e Direito Processual Civil