ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA: O APRIMORAMENTO DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICO/PROFISSIONAL COMO MEIO PARA O EFETIVO ACESSO À JUSTIÇA

Authors

  • Ianá Priscilla de Oliveira Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Gárdia Rodrigues Silva Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Acesso à Justiça. Assistência Jurídica. Escritório Modelo. Formação Acadêmico-Profissional.

Abstract

Em um país marcadamente heterogêneo e profundamente desigual como o Brasil, dificuldades de acesso a uma série de direitos demarcam a experiência histórica nacional, a exemplo do acesso à justiça. O Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ) engendra uma possibilidade de acesso a tal direito, aproximando a universidade da comunidade e o Direito da realidade em que se insere. Assim, promove-se a democratização do acesso à justiça e a redução da exclusão social. Diante disso, foram mapeadas as principais dificuldades que atravessam o EMAJ e elaborados instrumentos para aprimorar o atendimento prestado à comunidade e a experiência vivenciada pelos discentes.

Author Biographies

Ianá Priscilla de Oliveira Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Direito na Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/UFAL); Bolsista no Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt/UFAL), no projeto intitulado “Escritório Modelo de Assistência Jurídica: o aprimoramento da experiência acadêmico/profissional como meio para o efetivo acesso à justiça”, sob a Coordenação do Prof. Flavio Luiz da Costa.

Gárdia Rodrigues Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF); Advogada Orientadora do Núcleo de Prática Jurídica, da Faculdade de Direito de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas (NPJ/FDA/UFAL).

Published

2017-10-06

Issue

Section

GRUPO V – Administração Judiciária: As Novas Ferramentas Tecnológicas, Inteligência Artificial e o Direito