INCENTIVOS FISCAIS E DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS AOS MUNICÍPIOS NO ICMS: DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS AFETA A COMPETÊNCIA EXONERATÓRIA DO ESTADO?
Keywords:
Distribuição de recursos. Benefícios fiscais. Competência exoneratória. Competência tributária. Sistema constitucional tributário.Abstract
O trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão acerca da repartição das receitas tributárias analisando sistematicamente a possibilidade da distribuição de recursos elencados na Constituição, notadamente abrangendo a percentagem reservada aos Municípios em relação ao ICMS. O estudo permeia questões de extrafiscalidade e competência exoneratória dos Estados, interpondo-se sobre a instituição de benefícios fiscais e o limite de abrangência do entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal no RE Nº. 572.762/SC, tomando por paradigma as constantes desonerações efetivadas pelo Estado de Alagoas por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (PRODESIN).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.