RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA NO DIREITO TRIBUTÁRIO: UMA PONDERAÇÃO ENTRE SEGURANÇA JURÍDICA, ISONOMIA E LIVRE CONCORRÊNCIA
Keywords:
Direito Tributário. Coisa julgada. Controle de Constitucionalidade. Relativização. Segurança Jurídica.Abstract
O artigo se destina a analisar a relativização da coisa julgada no âmbito do Direito Tributário, promovendo-se estudos acerca da ponderação entre segurança jurídica e isonomia fiscal no contexto em que a manutenção da coisa julgada cria distorções entre contribuintes de igual capacidade contributiva, interferindo na livre concorrência. A relevância do estudo também tem significativa importância econômico-social, porquanto o tema revela impactos nas finanças públicas e no equilíbrio concorrencial entre contribuintes que estão sujeitos a cargas tributárias distintas. Ademais, a análise será desenvolvida no contexto estabelecido nos REs 949297 e 955227, o que demonstra a atualidade da discussão instaurada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.