PERSPECTIVAS PARA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS SOB A ÓTICA DA GOVERNANÇA ALGORÍTMICA.
Resumo
O surgimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA) no Judiciário brasileiro representa um significativo avanço para a modernização na prestação jurisdicional e melhora na gestão do acervo processual. Entretanto, essa transformação traz consigo desafios à proteção dos direitos e garantias fundamentais e processuais e à legitimidade das decisões judiciais. O presente artigo tem como objetivo a análise crítica dos fundamentos teóricos e normativos, por meio de abordagem teórico-dogmática e revisão bibliográfica em busca de um modelo de governança algorítmica em harmonia com os fundamentos do Estado Democrático de Direito a ser adotado pelo judiciário brasileiro, especialmente no judiciário alagoano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.