A HIPERJUDICIALIZAÇÃO DOS DIREITOS DE SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL:

O CONTÍNUO AUMENTO DAS DEMANDAS PREVIDENCIÁRIAS NO ÂMBITO DA JUSTIÇA FEDERAL FRENTE AO DESCASO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS IMPASSES IMPOSTOS AO PLENO DIREITO DE CIDADANIA

Autores

  • Carlos Eduardo de Oliveira Costa Universidade Federal de Alagoas

Resumo

A presente pesquisa trata da operacionalidade da Previdência Social no Brasil, com foco na abordagem acerca da judicialização dos direitos previdenciários. Possuiu como objetivo discutir acerca das dificuldades para a efetividade daquela, destacando sua fundamentalidade, a possibilidade de sua judicialização e as possíveis soluções para o enfrentamento desse problema. Para tanto, utiliza-se do método de pesquisa bibliográfico, com a exploração da literatura e da jurisprudência pátria. Ao fim, considera-se que o Poder Judiciário é um importante ator no âmbito da previdência social para assegurar a dignidade dos cidadãos, mas que todos têm um papel na redução de sua judicialização.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Oliveira Costa, Universidade Federal de Alagoas

Advogado. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Pós-graduando em Direitos Sociais e Gestão dos Serviços Sociais pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Downloads

Publicado

2024-12-04