O PRECONCEITO DE GÊNERO NO MEIO VIRTUAL E A CULTURA DE CULPABILIZAÇÃO DA VÍTIMA: A TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER NO CIBERESPAÇO

Autores

  • Carolina Fontes Lima Tenório UNIT - Centro Universitário Tiradentes
  • Giovanna Feitosa Tenório UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Preconceito de Gênero, Mídias Sociais, Cultura do Machismo, Direitos Humanos.

Resumo

O presente escrito objetiva destrinchar as diversas formas de violência de gênero contra a mulher realizadas no ciberespaço, objetivando demonstrá-las, bem como, elucidar a raiz do problema. Para tanto, reúne-se contextos históricos e filosóficos, buscando apresentar uma análise crítica da legislação pertinente ao meio virtual. Dessa forma, por meio de estudos bibliográficos doutrinários e baseando-se, primordialmente, na visão de gênero e sexo da filósofa Simone de Beauvoir, atrela-se a cultura do machismo existente dentro do meio social aos picos e índices de violência de gênero dentro do ciberespaço, bem como à cultura de culpabilização das vítimas.

Biografia do Autor

Carolina Fontes Lima Tenório, UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Graduada no Ensino Médio pelo SEB COC Maceió. Graduada em inglês pelo SEB COC Maceió. Graduada em inglês pela Kaplan International English - Toronto (Canadá). Foi professora de inglês do Instituto Andre Sahaj. Cursando o curso superior de Direito do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Giovanna Feitosa Tenório, UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Cursando o curso superior de Direito do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Grupo III: Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal