O ATIVISMO JUDICIAL E A CONFIGURAÇÃO DO ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL EM FACE DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DE ENCARCERAMENTO EM MASSA
Palavras-chave:
Neoconstitucionalismo. Judicialização da política. Ativismo judicial. Estado de Coisa Inconstitucional.Resumo
A implementação do Estado Constitucional de Direito e do neoconstitucionalismo proporcionaram um aumento significativo das demandas, desencadeando, outrossim, no abarrotamento processual, situação não acompanhada pela estrutura e sistema judiciários. O mesmo contexto é vislumbrado quando da análise da esfera penal, na qual evidencia-se a violação massiva dos direitos fundamentais, mormente quanto ao sistema carcerário. Tal conjectura provoca, em alguns sistemas estaduais, quando da execução das penas, o estado de coisas inconstitucional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.