A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO TJAL: UMA METODOLOGIA DE INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Autores

Palavras-chave:

Gestão por competência. Avaliação de desempenho. Treinamento. Gestão Pública.

Resumo

Espera-se que a gestão por competência torne os órgãos públicos mais eficientes, gerando ganhos de produtividade para todos os envolvidos e, principalmente, para a população. Este estudo pretende demonstrar os principais conceitos relacionados à gestão por competências e as adaptações realizadas no modelo para aplicação no Poder Judiciário de Alagoas. Usando a revisão bibliográfica e a análise de documentos administrativos, verifica-se, enfim, o avanço na análise das competências técnicas comportamentais e indicadores somados ao mapeamento das cerca de 230 funções/perfis de postos de trabalho,de 146 produtos e de 1831 atribuições que serão supervisionadas e monitoradas de acordo com metas e objetivos ligados a cada departamento correlacionado com os respectivos postos de trabalho.

Biografia do Autor

Cleiton Gonçalves Falcão

Administrador formado desde 2005 na Fundação Visconde de Cairu, Salvador - Ba, Mba em  Direito pela Fundação Getúlio Vargas, ocupei o cargo e Especialista em Regulação da Agência de Regulação de Serviços Públicos da Bahia (AGERBA), o caro de Administrador na Universidade Federa da Bahia (UFBA) e atualmente o cargo de Analista Judiciário - Apoio Especializado em Administração no Tribunal de Justiça de Alagoas, desenvolvedo atribuições na área de Gestão de Pessoas.

Lucas André Ajala Sorgato, Universidade Tiradentes (UNIT)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2009), Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas (2011), MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (2015) e atualmente está cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretor de Estudos e Pesquisas - Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e Bolsista da DTI - A da Confederação Nacional da Indústria - CNI. Atualmente é Sócio-Diretor da empresa S&G Consultoria, Consultor Credenciado do Sebrae/AL, Consultor da FIEA/AL, Professor de Graduação da Faculdade de Negócio de Alagoas - FAN e Professor de Educação Executiva, Pós Graduação e MBA da Fundação Getúlio Vargas - FGV, da Universidade Tiradentes - UNIT/AL e UNIT/SE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação e Teoria Econômica. Atua também na estruturação e reestruturação financeira de empresas, recuperação judicial e análise de viabilidade econômica e precificação. Já proferiu mais de 80 entrevistas e comentários para diversos meios de comunicação em Alagoas e no Brasil, dentre eles TV Gazeta, TV Pajuçara e Rádio CBN.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

GRUPO V – Administração Judiciária: As Novas Ferramentas Tecnológicas, Inteligência Artificial e o Direito