ANOTAÇÕES ACERCA DA JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE ACERCA DE ARGUMENTOS NÃO ENFRENTADOS PELOS TRIBUNAIS
Palavras-chave:
Orçamento Público. Custo dos direitos. Direito à saúde. Direitos Fundamentais. Direitos Sociais.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar nuances que, em geral, não são observadas em demandas judiciais envolvendo o direito à saúde. Nesse contexto, busca-se analisar o direito sob a perspectiva orçamentária, mormente no tocante aos custos para implementação desse direito e ao caráter político das decisões que envolvem a efetivação de uma despesa pública. Ao final, tentar-se-á demonstrar que, na análise do problema, o judiciário deve classificar o direito à saúde como um direito coletivo, e não individual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.