PRÁTICA JURÍDICA E ACESSO À JUSTIÇA: A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS E A ELABORAÇÃO DE MINUTAS DE SENTENÇAS EM AÇÕES DE FAMÍLIA

Autores

  • Ianá Priscilla de Oliveira Silva
  • Gárdia Rodrigues Silva Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Jéssica Andrade Modesto Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Prática Jurídica. Acesso à Justiça. Formação Discente. Projeto de Extensão.

Resumo

O acesso à justiça é um direito basilar para a garantia de todos os demais direitos. Trata-se, pois, de um direito estruturante das sociedades contemporâneas, eis que é a partir dele que é possível falar em um Estado Democrático de Direito. O presente artigo tem como escopo apresentar a experiência de um projeto de extensão voltado para a temática em questão. Com ênfase em propiciar uma formação humanística aos discentes do Curso de Direito, bem como engendrar a democratização do acesso à justiça, tal projeto contemplou atividades técnico-jurídicas direcionadas à movimentação de aproximadamente 200 processos relacionados ao Direito das Famílias.

Biografia do Autor

Ianá Priscilla de Oliveira Silva

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Gárdia Rodrigues Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense - PPGSD/UFF; Professora Titular do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário CESMAC; Advogada Orientadora do Núcleo de Prática Jurídica, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Alagoas - NPJ/EMAJ/FDA/UFAL.

Jéssica Andrade Modesto, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

GRUPO V – Administração Judiciária: As Novas Ferramentas Tecnológicas, Inteligência Artificial e o Direito