O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PELO PODER JUDICIÁRIO
A PROBLEMÁTICA DA FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS E O CABIMENTO DE AÇÃO RESCISÓRIA DAS SENTENÇAS PROFERIDAS COM O AUXÍLIO DA IA
Resumo
O artigo apresenta o impacto vivenciado no Poder Judiciário brasileiro ante o advento da Inteligência Artificial. Um dos principais desafios enfrentados é entender de que forma a IA pode auxiliar na administração da Justiça sem afastar o controle humano das decisões, garantindo a efetivação dos princípios constitucionais, como a motivação das decisões e o devido processo legal. Nesse contexto, surge a discussão no que tange a fundamentação das decisões, em razão da chamada “opacidade algorítmica”, bem como a possibilidade de instrumentos processuais para rever decisões de mérito proferidas com o uso de IA. O presente trabalho utilizou-se da metodologia dedutiva com abordagem qualitativa, utilizando como base pesquisa bibliográfica e documental, além da interpretação de dispositivos legais e princípios jurídicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.