DESVENDANDO O FANTASMA ESCRITOR
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS JURÍDICOS CRIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA. UMA AGENDA NECESSÁRIA PARA A HERMENÊUTICA JURÍDICA?
Resumo
Este artigo investiga a relevância de uma nova hermenêutica para a interpretação de textos jurídicos criados por inteligência artificial generativa (IAG). Analisa possíveis impactos que a autoria algorítmica e ausência de um escritor humano causam na compreensão do intérprete. Adverte o leitor para os riscos no uso de programas de IAG para construção de textos jurídicos como alucinações, vieses de discriminação e de confirmação. Por meio de revisão narrativa de literatura, a conclusão alcançada é que o conhecimento de que o autor do texto é uma máquina revela-se essencial para que o leitor possa identificar vieses e limitações inerentes aos textos sintéticos, garantindo uma interpretação crítica.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-11-13 (2)
- 2025-10-30 (1)
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.