ENTRE A JUSTIÇA DE DADOS E A JUSTIÇA DO OLHAR

ANÁLISE CRÍTICA DAS DECISÕES AUTOMATIZADAS NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Lara Helena Luiza Zambão Unicuritiba
  • Carla Rafaela Longo Bongiolo UniCuritiba

Resumo

A justiça em dois tempos reflete o avanço tecnológico e a implementação da inteligência artificial através das plataformas criadas pelos tribunais para otimização das suas decisões, o impacto do uso da inteligência artificial na prática e o reflexo na qualidade, análise casuística e a individualização das decisões. Os mecanismos desenvolvidos e aplicados através da inteligência artificial sem dúvidas aprimoram e agilizam o trabalho daqueles que os utilizam, porém, é inafastável a necessidade de supervisão humana, a fim de garantir a análise de todos os aspectos particulares do caso.

Biografia do Autor

Lara Helena Luiza Zambão, Unicuritiba

Doutoranda e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Unicuritiba. Assessora no Tribunal de Justiça do Paraná. Membro da Coordenação Editorial da Revista Cientifica Gralha Azul.

Carla Rafaela Longo Bongiolo, UniCuritiba

Advogada, juíza leiga no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e professora no sistema de questões do Estratégia Concursos. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Práticas Comerciais, Proteção de Dados e Inteligência Artificial (UniCuritiba). Possui pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Legale (2022), pós-graduação em Temas Aprofundados para Advocacia Pública pela Faculdade Adelmar Rosado FAR (2021) e pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná EMATRA (2019). Graduada em Direito pela Faculdade das Indústrias (Sistema FIEP) (2017).

Downloads

Publicado

2025-10-30 — Atualizado em 2025-11-13

Versões