A SOBRECARGA DO DIREITO E A EXCESSIVA JUDICIALIZAÇÃO DE DEMANDAS SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS:
UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA AÇÕES JUDICIAIS DE CANDIDATOS APROVADOS FORA DAS VAGAS DO EDITAL DO CONCURSO – TEMA DE N.º 683 DO STF
Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar a excessiva judicialização de demandas relacionadas a concursos públicos, observando em especial, as teses e argumentos jurídicos trazidos na decisão sobre o tema de nº 683, de repercussão geral do Supremo Tribunal Federal, em que traz os critérios para proposição de ações judiciais quanto aos candidatos que foram aprovados fora das vagas previstas no edital do concurso. A metodologia utilizada se dará por análise jurisprudencial em conjunto com doutrinas que sirvam de embasamento às teses trazidas pelos magistrados em seus votos, assim como, observar o contexto e consequências trazidas com a tese firmada; como soluções para desafogar o Poder Judiciário. Assim, será possível avaliar como está decidindo o Judiciário diante da falta de legislação específica sobre o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.