O JULGAMENTO DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº. 338.840/RS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
PODE O HABEAS CORPUS SER IMPETRADO PARA QUESTIONAR A LEGALIDADE OU O MÉRITO ADMINISTRATIVO DA INFRAÇÃO DISCIPLINAR IMPOSTA CONTRA O SERVIDOR PÚBLICO MILITAR?
Resumo
O trabalho tem como problemática central identificar se o habeas corpus pode ser impetrado para questionar a legalidade ou o mérito administrativo da infração disciplinar imposta contra o militar, à luz do julgamento do Recurso Extraordinário nº. 338.840/RS pelo Supremo Tribunal Federal. Nesse sentido, o objetivo do artigo é analisar se o referido remédio constitucional pode ser utilizado para questionar a legalidade ou o mérito da sanção disciplinar imposta ao castrense, nos termos da jurisprudência do Supremo. No mais, foi usado um método dedutivo e as obras dos principais autores que tratam sobre o tema, como Luís Roberto Barroso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.