OVERSHARENTING: A EXPOSIÇÃO EXCESSIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE DOS INFANTES E A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PAIS
Resumo
O presente artigo científico aborda o fenômeno do oversharenting, caracterizado pelo super compartilhamento da imagem de crianças e adolescentes realizado pelos próprios pais. Assim, esta pesquisa tem por espoco analisar a responsabilidade civil dos genitores ante a exposição excessiva dos infantes na internet, considerando os direitos da personalidade do menor, além do princípio do melhor interesse da criança. A metodologia adotada neste estudo compreende pesquisa bibliográfica e documentais, bem como análise de conteúdo. Tem-se como resultado que os direitos da personalidade estão intimamente ligados aos direitos fundamentais que, diante da prática do oversharenting, estes são violados, podendo os pais responderem por abuso de direito e pelos possíveis danos causados aos infantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.