CONDENADOS AO ESQUECIMENTO
A REALIDADE DO CENTRO PSIQUIÁTRICO JUDICIÁRIO PEDRO MARINHO SURUAGY, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, NOS ANOS DE 2020 E 2021
Resumo
O presente artigo busca analisar academicamente os impactos da pandemia de COVID-19 no cumprimento de medidas de segurança no sistema penitenciário brasileiro, com enfoque no Centro Psiquiátrico Pedro Suruagy Marinho, durante os anos de 2020 e 2021. O estudo foi realizado mediante leitura sistemática, análise documental e de dados, além de visitas de campo às unidades prisionais que compõem o Sistema Penitenciário de Alagoas. Desse modo, demonstra que a emergência sanitária atuou como fator agravante de vulnerabilidades preexistentes no cárcere, assim como, aponta a inércia do Poder Público diante da realidade prisional, ferindo reiteradamente o direito constitucional à saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao submeterem seus artigos ao evento cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à ESMAL, não consistindo em qualquer espécie de remuneração. A ESMAL poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros ou em outras publicações a seu critério.