O PRECONCEITO DE GÊNERO NO MEIO VIRTUAL E A CULTURA DE CULPABILIZAÇÃO DA VÍTIMA: A TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER NO CIBERESPAÇO

  • Carolina Fontes Lima Tenório UNIT - Centro Universitário Tiradentes
  • Giovanna Feitosa Tenório UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Resumo

O presente escrito objetiva destrinchar as diversas formas de violência de gênero contra a mulher realizadas no ciberespaço, objetivando demonstrá-las, bem como, elucidar a raiz do problema. Para tanto, reúne-se contextos históricos e filosóficos, buscando apresentar uma análise crítica da legislação pertinente ao meio virtual. Dessa forma, por meio de estudos bibliográficos doutrinários e baseando-se, primordialmente, na visão de gênero e sexo da filósofa Simone de Beauvoir, atrela-se a cultura do machismo existente dentro do meio social aos picos e índices de violência de gênero dentro do ciberespaço, bem como à cultura de culpabilização das vítimas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduada no Ensino Médio pelo SEB COC Maceió. Graduada em inglês pelo SEB COC Maceió. Graduada em inglês pela Kaplan International English - Toronto (Canadá). Foi professora de inglês do Instituto Andre Sahaj. Cursando o curso superior de Direito do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
##submission.authorWithAffiliation##
Cursando o curso superior de Direito do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
Publicado
2020-12-10
Como Citar
FONTES LIMA TENÓRIO, Carolina; FEITOSA TENÓRIO, Giovanna. O PRECONCEITO DE GÊNERO NO MEIO VIRTUAL E A CULTURA DE CULPABILIZAÇÃO DA VÍTIMA: A TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER NO CIBERESPAÇO. V Encontro de pesquisas judiciárias da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas, [S.l.], dez. 2020. Disponível em: <http://enpejud.tjal.jus.br/index.php/exmpteste01/article/view/525>. Acesso em: 22 out. 2021.
Seção
Grupo III: Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal

Palavras-chave

Preconceito de Gênero; Mídias Sociais; Cultura do Machismo; Direitos Humanos.