A OMISSÃO LEGAL NA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DOS INFLUENCERS MIRINS: A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ERA VIRTUAL

  • Carolina Fontes Lima Tenório UNIT - Centro Universitário Tiradentes
  • Geórgia Alécio Barbosa de Omena UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Resumo

O presente escrito busca apresentar uma análise crítica acerca do enquadramento das atividades dos influencers mirins como uma forma de trabalho infantil artístico. Para tanto, vale-se de uma pesquisa bibliográfica doutrinária acerca dos direitos da criança e do adolescente, bem como da cibercultura. Outrossim, apresenta-se uma análise casuística das influencers Júlia Silva e Isabel Cerrer. Nesse sentido, defende-se a necessidade de regulamentação da profissão dos influencers como meio de efetivação dos direitos dos menores que atuam no meio virtual.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduada no Ensino Médio pelo SEB COC Maceió. Graduada em inglês pelo SEB COC Maceió. Graduada em inglês pela Kaplan International English - Toronto (Canadá). Foi professora de inglês do Instituto Andre Sahaj. Cursando o curso superior de Direito do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
##submission.authorWithAffiliation##
Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Cursando o curso superior de Direito do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
Publicado
2020-12-10
Como Citar
FONTES LIMA TENÓRIO, Carolina; ALÉCIO BARBOSA DE OMENA, Geórgia. A OMISSÃO LEGAL NA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DOS INFLUENCERS MIRINS: A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ERA VIRTUAL. V Encontro de pesquisas judiciárias da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas, [S.l.], dez. 2020. Disponível em: <http://enpejud.tjal.jus.br/index.php/exmpteste01/article/view/524>. Acesso em: 22 out. 2021.
Seção
Grupo I- Hermenêutica e Argumentação Jurídica, Direito Constitucional e Direito Administrativo

Palavras-chave

Mídias Sociais. Cibercultura. Trabalho Infantil Artístico. Estatuto da Criança e do Adolescente.