VIOLÊNCIA CRESCENTE E O ENCARCERAMENTO EM MASSA: ANÁLISE DA PENA DE PRISÃO COMO MEDIDA ADOTADA PELO ESTADO PARA CONTER A CRIMINALIDADE

  • José Cledson Paciência Teles UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS.
  • Maria Eduarda Nascimento Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS.

Resumo

O presente artigo propõe uma breve análise do contexto histórico da pena, buscando analisar como se desenvolveu o aspecto punitivo do Estado. Frente a isso, foi observado também os atuais índices de violência no Brasil, fazendo uma comparação com as medidas adotadas pelo Estado para enfrentar a criminalidade nos dias de hoje. Levando em consideração que o Estado adota a prisão como principal medida para conter o crime em sociedade, procurou-se também neste estudo examinar como ocorre a aplicação da pena, segundo o ordenamento jurídico brasileiro.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Bacharelando em Direito
##submission.authorWithAffiliation##
Bacharelanda em Direito
Publicado
2020-12-10
Como Citar
PACIÊNCIA TELES, José Cledson; NASCIMENTO SANTOS, Maria Eduarda. VIOLÊNCIA CRESCENTE E O ENCARCERAMENTO EM MASSA: ANÁLISE DA PENA DE PRISÃO COMO MEDIDA ADOTADA PELO ESTADO PARA CONTER A CRIMINALIDADE. V Encontro de pesquisas judiciárias da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas, [S.l.], dez. 2020. Disponível em: <http://enpejud.tjal.jus.br/index.php/exmpteste01/article/view/510>. Acesso em: 22 out. 2021.
Seção
Grupo III: Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal

Palavras-chave

Estado. Violência. Criminalidade. Pena.