A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÕES PREVIDENCIÁRIAS À LUZ DA SEGURANÇA JURÍDICA

Gabriela Martins Lira, Priscilla Maria Holanda Cavalcante

Resumo


Este artigo tem por escopo destacar as peculiaridades da modulação dos efeitos do controle de constitucionalidade em matéria tributária, à luz da segurança jurídica. Neste sentido, trataremos, inicialmente, dos diversos aspectos da segurança jurídica. Para então, analisarmos o controle de constitucionalidade das normas pelo Supremo Tribunal Federal nas modalidades concentrado e difuso, no que tange à técnica de modulação de efeitos de declaração de inconstitucionalidade. Por fim, a última parte abarcará as especificidades desta modulação de efeitos, principalmente, no tocante ao prazo de prescrição e decadência das contribuições previdenciárias, haja vista a relevância que a segurança jurídica assume neste seara. 


Palavras-chave


Controle de constitucionalidade. Modulação dos efeitos. Segurança jurídica. Direito Tributário. Contribuições Previdenciárias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.